Colóquio Internacional da Rede Interdisciplinar de Pesquisa e Diálogos sobre a Integração Regional “supera expectativas” Responsável

Cidade da Praia, 01 Nov (Inforpress) – O primeiro Colóquio Internacional da Rede Interdisciplinar de Pesquisa e Diálogos no sul Global – “Territórios, Ambientes, Saberes, Educação, Educação e Politicas Públicas”, realizado esta semana pela Uni-CV “superou as expectativas”, conforme disse à Inforpress Odair Varela.

O director académico do Mestrado em Integração Africana da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Odair Varela, afirmou que a organização não esperava uma “presença massiva” do público e até de investigadores.

“Mas houve interesse. Tivemos investigadores de vários lugares, do Brasil, da França, de Moçambique e de Cabo Verde”, prosseguiu a fonte para quem, tendo em conta o tempo de organização e o facto de não ter grandes apoios financeiros, leva a organização a concluir que o evento superou as expectativas.

Ainda de acordo com Odair Varela, o Colóquio Internacional da Rede Interdisciplinar de Pesquisa e Diálogos sobre a Integração Regional teve um amplo impacto na comunidade académica local e, por isso, está “muito contente” com colóquio e os seus resultados.

O evento teve, segundo este investigador, duas componentes. Conforme explicou, a primeira é o colóquio e a segunda foi o encontro da rede que se quer criar de investigadores do sul Global.

A partir desse colóquio, disse, haverá duas publicações, uma com os resumos e os textos apresentados durante o colóquio. A outra trata-se de um livro que será disponibilizado em formato digital, editado pelas duas universidades organizadoras, Universidade de Cabo Verde e Universidade Federal do Pará (Brasil).

Outro produto indicado por Odair Varela é a formalização da rede junto de algumas instituições, nomeadamente a Associação Internacional de Investigadores de Língua Portuguesa (AILP).

“Também a ideia é divulgar a rede em outros lugares, junto das associações de investigadores, organizar novos encontros, conferências, produção de livros e artigos e ter uma presença forte na análise de política públicas”, acrescentou.

Já o segundo encontro do colóquio será, de acordo com a mesma fonte, na Guiné-Bissau, no próximo ano.
A rede vai estar também presente na 30ª edição do Congresso Luso-Afro Brasileiro de Ciências Sociais que terá lugar em Coimbra, Portugal, em 2020.

“O objectivo desta rede é, juntamente com a Associação Internacional de Investigadores de Língua Portuguesa, criar condições para que Cabo Verde acolha, em 2022, este grande congresso, o maior de investigadores de Língua Portuguesa”, finalizou.

GSF/JMV
Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap