• Save

Colectivo de Artistas Projecto Chiquinho abre residência artística em São Nicolau

Cidade da Praia, 31 Jul (Inforpress) – O Colectivo de Artistas Projecto Chiquinho abre a partir de 01 de Agosto o programa de residência artística, Stanxa Centro Criativo, que irá receber cinco artistas até 15 de Setembro na cidade da Ribeira Brava em São Nicolau.

Segundo a integrante e encenadora desta associação, Sara Estrela, o conceito do Stanxa Centro Criativo é que a cidade da Ribeira Brava se transforme no espaço físico para o desenrolar da residência.

A mesma fonte afirmou que uma das principais características do programa é estabelecer uma relação próxima de partilha entre o artista e as comunidades locais.

“Os participantes serão acolhidos pela cidade com todas as suas envolventes, e beneficiarão de um ambiente muito mais rico e real, na sua essência. Consequentemente, a população local beneficiará do contacto com os participantes internacionais, familiarizando-se com novas linguagens, pensamentos e formações”, explicou Sara Estrela.

De acordo com Sara Estrela, a curto prazo, como resultado espera-se uma “invasão” de arte contemporânea e do fazer artístico durante cada Verão, na Ribeira Brava, de forma abrangente.

Já a longo prazo, adiantou ainda, a perspectiva é que o vale de Ribeira Brava seja uma referência, um foco nacional de arte contemporânea, com um público sensível e uma geração de artistas ousados no panorama nacional.

A residência artística Stanxa Centro Criativo conta com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava, do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas (MCIC) entre outros parceiros.

CD/CP

Inforpress/Fim