• Save

CMP marca encerramento do ano lectivo com exposição “Educação para Todos” na Praça Alexandre Albuquerque (c/áudio)

Cidade da Praia, 16 Jul (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia (CMP), através da Direcção de Acção Social, Género, Educação Pré-Escolar e Habitação, marcou hoje o encerramento do ano lectivo com a exposição “Educação para Todos”, feita por crianças do pré-escolar.

Em entrevista à Inforpress a vereadora de Acção Social, Ednalva Cardoso, explicou que o objectivo da exposição é mostrar a qualidade e valorizar todo o trabalho desenvolvido durante o ano lectivo pelas crianças e também pelas educadoras e monitoras dos jardins municipais.

“Queremos mostrar aqui o que é que as nossas 35 salas, que temos neste momento, estão a fazer durante todo o ano. Portanto, temos a inclusão, a igualdade de oportunidades nesses trabalhos desenvolvidos. Na exposição também vemos semáforos, vemos as palavras mágicas da boa educação como bom dia, boa tarde e obrigada que são trabalhadas nas nossas salas”, afirmou Ednalva Cardoso.

Outro destaque da exposição, conforme a mesma fonte, é o cantinho do “Cidadão Pikinoti” (cidadão pequeno) no qual desenvolve actividades com as crianças para trabalhar a questão da cidadania no seu todo nos jardins afectos à Câmara Municipal da Praia.

Neste momento, segundo Ednalva Cardoso, a câmara municipal tem neste momento 20 jardins e 35 salas que recebem cerca de 800 a 850 crianças em quase todos os bairros da capital. Para além disso, também apadrinha crianças nos bairros onde não possui jardins da edilidade.

“Pagam uma mensalidade de 100 escudos nas zonas rurais e 300 escudos nas zonas urbanas com possibilidade de isenção após um levantamento socioeconómico das famílias. Apoiamos também com batas, com alimentos, com todas as outras questões das famílias que acabamos por colmatar as questões”, completou a vereadora de Acção Social, informando que no próximo ano lectivo 2019/2020 a CMP pretende abrir mais um jardim na zona de Lém Ferreira.

CD/ZS

Inforpress/Fim