• Save

Cidade Velha: Cerca de 240 jovens vão beneficiar de formação no Centro de Emprego e Formação Profissional

Cidade da Praia, 15 Jun (Inforpress) – O Centro de Emprego e Formação Profissional da Cidade Velha vai beneficiar este ano cerca de 240 jovens com 12 acções de formação, revelou hoje o presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Paulo Santos.

Paulo Santos que falava aos jornalistas, hoje, momentos antes da apresentação pública das Ofertas Formativas 2019, Estágios Profissionais e Oportunidades de Financiamento, no concelho de Ribeira Grande de Santiago, adiantou que essas ofertas vão de acordo com as necessidades específicas dos jovens deste município.

Segundo o presidente do IEFP, com a transformação da Escola de Arte e Ofício da Cidade Velha em Centro de Emprego e Formação Profissional, a ideia é abranger todas as comunidades periféricas e neste primeiro ano serão contemplados 240 jovens.

“Cidade Velha passa a ter um Centro de Emprego e Formação Profissional com 12 ofertas nas áreas de transformação de alimentos, estética, electricidade, áreas que terão impacto no mercado de trabalho”, sublinhou Paulo Santos que avançou que essa formação abrange também o turismo, artesanato, artes em cabedal, sectores que contribuem para o desenvolvimento económico do concelho.

Avançou que este encontro é uma oportunidade para apresentar aos jovens ribeira-grandense as ofertas formativas, e com a criação deste centro o IEFP vai ter uma presença efectiva para a operacionalização das políticas activas de emprego.

“Já temos jovens a inscrever-se nas ofertas formativas que já estão publicadas na câmara municipal, no IEFP, no centro da Praia, e estamos a trabalhar para executar o máximo dos projectos que temos em carteira”, salientou.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina, congratulou-se com essa iniciativa, uma vez que vai contemplar os jovens do município com formações em áreas de acordo com as necessárias do concelho.

“Para nós, o turismo será sempre o sector prioritário, e elegemos para promover o desenvolvimento do município, mas para que possamos ter um turismo de qualidade temos de envolver também vários outros sectores para apresentar uma oferta de qualidade”, constatou o autarca que assegurou que a câmara vai apoiar, ajudar e incentivar os jovens.

AV/ZS

Inforpress/Fim