• Save

Câmara Municipal da Praia diz que tem garantido apoio aos estrangeiros africanos em diversos níveis

Cidade da Praia, 18 Jul (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia disse hoje que tem garantido apoio aos residentes africanos em diversos níveis, apontando a promoção e organização de associações de imigrantes, com vista a uma melhor integração no processo de desenvolvimento do município.

De acordo com um comunicado, em resposta ao líder da bancada municipal do PAICV, Vladimir Silves, que considerou que a câmara está atrasada na implementação de um gabinete de atendimento aos estrangeiros africanos, a autarquia explica que o deputado da oposição se revela “um profundo desconhecedor “do assunto.

“O líder da bancada municipal do PAICV, revelou-se um profundo desconhecedor, salvo o devido respeito, pois devia conhecer e estudar, não só o Programa de Governação Municipal 2016-2020, como também os importantes instrumentos em curso, relacionados com a inclusão e inserção dos imigrantes”, pode-se ler na nota.

No que diz respeito à criação do gabinete de atendimento aos estrangeiros africanos, a autarquia avança que a sua implementação está em fase de aprovação e já socializado com todos os “stakeholders” (partes interessadas), enquadrado no Plano Municipal para Integração de Imigrantes do Município da Praia 2019/2020, financiado pela União Europeia (UE), em parceria com o Ministério da Família e Inclusão Social.

Ainda nesta linha, a edilidade informou que este gabinete que vai integrar a orgânica da câmara, com atribuições e competências diversas, nomeadamente no acolhimento social, empreendedorismo e promoção de actividades económicas, inter-culturalidade, cidadania e associativismo.

“Independentemente de ter esse gabinete, a edilidade praiense tem garantido apoio os residentes africanos em diversos níveis”, sublinha, sustentando que foi a câmara da Praia que liderou o processo de promoção e organização de associações de imigrantes com vista a uma melhor integração no processo de desenvolvimento do município.

Conforme a mesma fonte, anualmente, há reservas de vagas nos jardins infantis municipais para filhos de imigrantes residentes no concelho, por reconhecer a importância da frequência do pré-escolar dessas crianças, garantindo, igualmente, apoio a projectos em ordem a integração.

Além disso, assegura a promoção de diversas actividades por ocasião do dia municipal do imigrante, lembrando que “a data foi instaurada por iniciativa da autarquia”.

Para concluir, a Câmara Municipal da Praia indicou que todas estas iniciativas de apoio aos que procuraram a capital para viver constam de diversos orçamentos “aprovados com os votos favoráveis do deputado e líder da bancada municipal do PAICV, no exercício das suas funções”.

HR/CP

Inforpress/Fim