Câmara da Praia e Japão assinam acordo de assistência a projectos locais para compra de uma ambulância

Cidade da Praia, 16 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia assinou hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a embaixada do Japão em Cabo Verde um acordo de assistência a projectos locais que contribuem para a segurança humana.

O acordo rubricado pelo presidente da autarquia, Francisco Carvalho, e pelo conselheiro e chefe de missão adjunto da Embaixada do Japão na República de Cabo Verde, Hirose Shinichi, visa sobretudo a compra de uma ambulância, para a qual o donativo rubricado concede o valor de 74.184 euros, cerca de 8 milhões de escudos cabo-verdianos.

Em declarações à imprensa, Francisco Carvalho agradeceu ao Japão pela parceria e disponibilização da verba para compra de uma ambulância, um instrumento de trabalho que, segundo disse, será destinado para servir e acudir a população praiense.

“Na câmara da Praia cada dia que passa sentimo-nos mais orgulhosos e temos tido mais gestos como este, de instituições credíveis, que se aproximam da autarquia demonstrando que confiam nesta equipa, pois, têm a certeza de que a ajudam que nos disponibilizam é aplicado com transparência”, declarou o autarca.

Francisco Carvalho referiu-se ainda às declarações de Hirose Shinichi para realçar que a cooperação entre a câmara da Praia e o Japão já vem de outros tempos, sendo que em 2014 e 2016 tinham oferecido dois camiões para recolha de lixo e, em 2018, uma ambulância.

“Esta oferta é para a Praia, mas o espírito do donativo tem a presença de partilha com outros municípios da ilha de Santiago quando necessitarem”, referenciou.

Por seu lado, o conselheiro e chefe de missão adjunto na Embaixada do Japão, Hiorse Shinichi, lembrou que o acordo rubricado faz parte de um programa de Assistência a Projectos Locais (APL) do Japão, visando contribuir para a segurança humana em Cabo Verde.

“A nossa embaixada e a câmara municipal cooperam há quase uma década para melhorar as condições de vida quotidianas dos cidadãos. Começou com a cedência dos dois camiões em 2014 e 2016 (…) e a doação de uma ambulância em 2018 para reforçar os serviços de evacuação de emergência na cidade e arredores”, precisou.

Segundo aquele diplomata japonês, a ambulância cedida através do donativo rubricado entre as partes vai permitir que os bombeiros da Praia prestem serviços de socorro “mais eficiente” e de transporte de vítimas da Praia, assim como de São Jorge dos Órgãos e Tarrafal, “com maior segurança”.

Hiorse Shinichi, que disse tratar-se de um projecto para garantir a saúde e o bem-estar dos cidadãos, espera que esta venha a contribuir para melhorar a vida quotidiana na ilha e fortalecer a amizade entre os dois povos.

PC/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos