Sal Rei, 01 Out (Inforpress) – A Câmara da Boa Vista indicou a reabilitação de três centros de dia para idosos, em duas localidades, e na cidade de Sal-Rei, e reabilitação de moradias, como trabalho realizado em prol da terceira idade, na Boa Vista.
A ideia foi lançada pela vereadora de Acção Social e Solidariedade da Câmara Municipal da Boa Vista, Fabienne Oliveira, que, a prepósito do Dia Internacional dos Idosos, que se comemora hoje, fez uma avaliação de alguns trabalhados realizados pela autarquia dirigidos àquela camada da sociedade.
Conforme a autarca, o destaque vai para a reabilitação e reabertura de três centros de dia para idosos, de Fundo de Figueiras, em Junho de 2022, numa parceiro Ministério Da Família e Inclusão Social, Projeto Tartaruga Boa Vista, e Associação Sima Júlia, de Rabil, reaberto em Maio deste ano, em parceria com Raça Katau, e o Centro de Dia da cidade de Sal-Rei, totalmente remodelado em Abril de 2023, numa parceria com Associação Amigos de Paul, liderada por Maria Teresa Segredo.
Sobre o mesmo propósito, Fabienne Oliveira disse ao se sair de uma “situação difícil”, devido à covid-19, os idosos estavam “muito isolados”, dai a aposta da câmara desde o início em dar atenção às pessoas idosas.
A autarca avançou ainda que se pretende dar um formato diferente este ano àquilo que têm sido as atividades, sublinhando que a câmara pretende reabilitar moradias no sentido de lhes dar uma vida “mais condigna”.
A mesma fonte informou ainda que no mês de Outubro arranca a reabilitação de moradias de idosos em todo o território municipal, e ainda intercâmbios entre os idosos das diferentes localidade para que se mantenham activos.
Para isso, reafirmou que a aposta da autarquia na terceira idade tem sido possível graças aos “esforços constantes” da tesouraria da câmara que, para alcançar estes objectivos, conta com parceiros, que agradeceu, sem os quais, sintetizou, não se conseguiria materializar a abertura dos três centros e os apoios de diversa ordem em direcção aos idosos.
“O balanço que é feito é conferido pelos idosos durante as actividades, na rotina dos mesmos, em que se pode confirmar a alegria e a forma como estão no dia a dia se pode ver que estão mais felizes e activos”, finalizou Fabienne Oliveira.
VD/AA
Inforpress/Fim