Breves nacionais

Cidade da Praia, 14 Out (Inforpress) – Notícias breves da actualidade nacional.

CNE quer promover mais inclusão nas eleições através do programa “Voto Acessível”

– A Comissão Nacional das Eleições (CNE) apresenta esta terça-feira, na Cidade da Praia, o programa “Voto Acessível”, com o intuito de promover mais inclusão nas eleições.

Em comunicado, o órgão superior da administração eleitoral explica que o programa visa estabelecer um “novo paradigma” de participação, alinhando Cabo Verde com o crescente movimento internacional de luta contra todas as formas de exclusão.

Com esta iniciativa, lê-se no documento, a CNE ambiciona o pleno exercício do direito de voto por parte dos cidadãos com necessidades especiais, de forma igualitária e acessível.

O programa é destinado aos eleitores cabo-verdianos, no país e na diáspora, com algum tipo de deficiência.

À margem da apresentação do programa a CNE vai realizar uma conferência intitulada “A importância do jornalismo social e linhas editoriais consolidadas na promoção e reforço da participação política e eleitoral dos cidadãos com deficiência”.

Comissão especializada realiza audições parlamentares no âmbito do debate sobre a Justiça

– A Comissão especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma do Estado (1ª Comissão) realiza terça e quarta-feira, audições parlamentares visando recolher informações para a preparação do debate sobre a situação da Justiça, informou hoje a Assembleia Nacional.

Várias personalidades do sector da Justiça serão auscultadas, nomeadamente o presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Bernardino Delgado, o Provedor de Justiça, António do Espírito Santo Fonseca e a bastonária da Ordem dos Advogados, Sofia Oliveira Lima.

Os ministros da Administração Interna, Paulo Rocha, e da Justiça, Janine Lélis, também serão ouvidos pela 1ª Comissão.

AJOC promove palestra sobre o papel das associações profissionais na defesa e promoção da liberdade de imprensa

– A direcção da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) promove sexta-feira, uma palestra sobre o tema “o papel das associações profissionais na defesa e promoção da liberdade de imprensa”.

A palestra, de acordo com uma nota da AJOC, vai ser proferida pela presidente do Sindicato dos Jornalistas de Portugal, Sofia Branco.

A anteceder a comunicação da jornalista, o presidente da AJOC, Carlos Santos, prestará algumas informações sobre o estado actual da associação.

PC/WM//CP

Inforpress/fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap