• Save

Brava: Lomba Tantum já tem a sua Cooperativa dos Armadores, Pescadores e Peixeiras

Nova Sintra, 19 Jul (Inforpress) – A comunidade piscatória de Lomba Tantum já tem uma Cooperativa dos Armadores, Pescadores e Peixeiras (CoopUnipesca), que vai trabalhar no sentido de valorizar os produtos oriundos do mar nesta zona.

Em declarações à Inforpress, o dirigente desta recém criada cooperativa Anildo Lobo, explicou que a estratégia vai assentar na valorização dos produtos do mar, capturados de forma artesanal e sustentável, partindo do princípio, de que são necessárias estruturas em terra para valorizar os produtos do mar.

Ainda, o mesmo destacou que a CoopUnipesca marcará a diferença em dois pontos-chave, na forma como é feita a captura o pescado – pelo método da pesca artesanal, e através de um comércio justo.

De acordo com Anildo Lobo, a “união e centralização” das suas capturas permitem um posicionamento no mercado, com uma certa escala de segurança e na defesa dos armadores, pescadores e peixeiras, que de outra forma seria “difícil obter”.

“Isto permitirá eliminar intermediários e logo a cadeia de comercialização é mais curta, e consequentemente mais justa, o que também beneficia o consumidor”, considerou o dirigente associativo.

Esta cooperativa foi criada no âmbito de uma formação que esta comunidade recebeu desde a passada segunda-feira, sobre a organização e administração das sociedades cooperativas, enquadrada dentro do projecto-piloto do plano de Desenvolvimento Local, ligado aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que vai ser implementado na localidade de Lomba-Tantum, o Brava Fish.

Neste sentido, antes da implementação do plano, a Citi Habitat, está “preparando e organizando” a comunidade e o processo da pesca nesta localidade e nesta sequência, está sendo realizado um estudo sócio-comunitário, e um estão sendo ministradas um conjunto de formações de diversas índoles.

MC/CP

Inforpress/fim