Brava: Duzentas crianças recebem kits de incentivo para cuidados de saúde oral na escola

Nova Sintra, 14 Fev (Inforpress) – Cerca de 200 crianças das escolas de Cachaço, Palhal, Mato, Cova Rodela e Mato Grande, receberam hoje kits de incentivo para cuidado oral na escola e alguns materiais escolares, doados pela organização “One Love All Children”.

Em declarações à Inforpress, a vereadora responsável pelo pelouro social, Ivone Cardoso explicou que os kits foram doados pelo dirigente da organização “One Love All Children”, mas que não ficou para a distribuição, devido a limitação do tempo.

Segundo a mesma, o objectivo é tentar “incentivar” as crianças a cuidarem da saúde bucal e para isso, uma representante da Clínica Dra Carmelinda, única existente na ilha, esteve presente no acto para demonstrar as crianças como devem fazer a lavagem dos dentes e os cuidados a ter.

Além disso, durante o acto da entrega constatou-se que as crianças têm conhecimento deste processo, sabem porque devem e quantas vezes devem escovar os dentes, e mesmo em várias das escolas existem programas para cuidar dos dentes dos mais pequenos.

Entretanto, o que as crianças demonstraram claramente é que não costumam ir ao dentista, questão esta, que a representante da clínica, Sandra Oliveira, adiantou que é necessário trabalhar na sensibilização dos pais e encarregados da educação, pois na ilha desde muito cedo as crianças apresentam-se vários problemas dentários mas não são levados à clínica para fazerem um tratamento dentário.

Estas crianças, receberam além destes kits, alguns materiais escolares como cadernos, lápis, canetas, lápis de cor, apontadores, kit de primeiros socorros, bolas de futebol e almofadas de espuma e livros para pintar, para o jardim-de-infância de Mato Grande.

O coordenador da escola de Mato Grande, Carlos Costa, agradeceu a iniciativa, acrescentando que com estes kits, a escola vai conseguir dar continuidade ao processo de saúde bucal que iniciou com outras doações feitas anteriormente.

Esta escola, segundo o mesmo, tem várias crianças carenciadas, mas que sempre recebem apoios dos emigrantes, mas o que lamenta é a falta de participação dos encarregados de educação e pais na vida activa dos alunos e da escola, apelando uma maior união e presença dos mesmos.

A “One Love All Children” é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2015, por cabo-verdianos radicados nos Estados Unidos, com o objectivo de “criar oportunidades” para crianças carentes em educação e bem-estar e saúde, “principalmente” na higiene oral.

MC/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top