Brava: Complexo Educativo de Nova Sintra preparado para arranque do novo ano lectivo – Director

Nova Sintra, 17 Set (Inforpress) – O director do Complexo Educativo de Nova Sintra (CENS), na ilha Brava, David Pascoal, garantiu hoje que já se encontra tudo pronto para o arranque, segunda-feira, 19, do novo ano lectivo 22/23, neste agrupamento.

Este responsável fez estas declarações à Inforpress, durante um convívio promovido no agrupamento para pais, professores e a comunidade educativa em geral.

Segundo a mesma fonte, neste momento, com a excepção de dois professores que ainda não chegaram à ilha devido a dificuldades nos transportes, a equipa docente já se encontra completa no agrupamento, e em termos de condições físicas garantiu que “todas as escolas estão minimamente preparadas para receber as crianças”.

Diante deste cenário diz acreditar que vão iniciar o ano lectivo “sem grandes sobressaltos”, com um ou outro pormenor, mas que são coisas que acontecem todos os anos e sempre são ultrapassados.

Quanto ao convívio promovido na Escola Secundária Eugénio Tavares, explicou que um dos objectivos é tentar aproximar os pais da escola, mostrando-lhes que podem vir à escola não só para saber dos resultados ou comportamento dos filhos, mas que também é possível estar na escola como um espaço de convívio.

Igualmente, destacou que aproveitaram este tempo para socializar algumas informações principalmente em relação a algumas novidades no ensino secundário, assim como esclarecer e passar algumas informações para ultimar preparativos para o arranque do ano lectivo que se inicia na próxima segunda-feira.

No quadro das novidades, relembrou que ainda continua a reforma do ensino secundário, sendo que o 9º ano foi reformado no ano lectivo anterior e este ano é a vez do 10º ano que apresenta novos programas, manuais e disciplinas novas, que introduz a Língua e Cultura Cabo-verdiana, Literatura Portuguesa e uma terceira língua estrangeira, como disciplinas de opção, mas também falou sobre a introdução da disciplina de Matemática nas áreas Humanísticas.

Sobre o transporte escolar dos alunos que se deslocam de outras localidades, realçou que o transporte se encontra garantido, relembrando que a Brava é a única ilha onde o transporte escolar é grátis para todos os alunos e que é garantido numa parceria entre a FICASE e a Câmara Municipal da Brava.

Por parte dos encarregados da educação, Sónia Baptista, uma das mães que participou nesta actividade considerou-a como sendo “interessante”, pois foi uma oportunidade para esclarecer algumas dúvidas, dialogar com os professores e ter oportunidade de ter mais esclarecimentos juntamente com pessoas da área.

O desejo é que este seja um ano com bons resultados, onde, segundo a mesma, os professores fazem a sua parte e os pais também têm de fazer a sua parte para que o sucesso e o resultado possam ser favoráveis para todos os envolvidos.

Uma actividade nos mesmos moldes também foi realizada na Escola Básica de Nossa Senhora do Monte, com o intuito de aproximar os pais e encarregados da educação das escolas.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos