Brava: CEDEAO conhece realidade bravense com intuito de transformar desafios em casos de sucesso

Nova Sintra, 16 Out (Inforpress) – O representante residente do presidente da comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) encontra-se na Brava para conhecer os principais desafios da ilha e transformá-los em casos de sucessos.

Em declarações à imprensa após um encontro com a presidente substituta da Câmara Municipal da Brava, Samuel Lamptey avançou que está a efectuar uma visita de terreno nas ilhas de Fogo e Brava, à semelhança da que fez em Santo Antão e que pretende fazer em todas as outras do país, realçando que pretende conhecer a realidade das ilhas, para tomar pulso dos ganhos e desafios e tentar transformar os desafios em casos de sucessos.

Segundo a mesma fonte, como embaixador da CEDEAO quer lidar e comunicar directamente com a população de forma a conhecer a fundo todos os ângulos das ilhas.

Nas visitas que já realizou às ilhas do Fogo e de Santo Antão, evidenciou a necessidade de se criar um ponto de cooperação no sector agrícola, realçando que constatou que “há uma necessidade mesmo de desenvolver este sector e a CEDEAO vai dar uma atenção a esta área”.

Uma outra área que lhe chamou atenção foi a da educação, considerando que “há um desafio enorme no sector aqui no país”, principalmente na questão do conhecimento da CEDEAO, acreditando que focando e melhorando a educação pode-se haver alguma mudança no processo de integração da organização sub-regional.

Na Brava, em particular, destacou que o sector da agricultura “está a desenvolver muito bem”, em coordenação com o Governo central, nomeadamente o Ministério da Agricultura e Ambiente, mas também com a colaboração da cooperação luxemburguesa.

Quanto à cooperação luxemburguesa, realçou que esta está a desenvolver uma acção “muito louvável” para o bem das pessoas, a construção da dessalinizadora e outras intervenções na ilha, onde pretende apresentar a sua congratulação ao embaixador na cidade da Praia por esta acção.

Por seu turno, a vereadora Ivone Delgado, em substituição ao presidente da câmara municipal considerou o encontro como sendo de “extrema importância”, realçando que é um passo para a criação de uma possível parceria.

Segundo a mesma fonte, esta visita foi uma visita de cortesia onde o representante da CEDEAO residente em Cabo Verde, aproveitou para se inteirar da realidade da ilha, dos programas e projectos.

Quanto à possibilidade de se estabelecer parcerias a autarquia apresentou alguns projectos, nomeadamente na área dos transportes e da habitação social, e, conforme disse a presidente substituta, deu para entender que o projecto no sector da habitação social chamou mais a atenção do embaixador.

Neste sentido, a autarquia vai apresentar um projecto para a procura de parcerias nesta área e para a construção de casas de banho, destacando que é uma “lacuna” existente no município.

MC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos