Festival da Morna/Boa Vista: Orquestra Instrumental e Palco Jovem abriram o palco e dupla de homenageados fechou

Sal Rei, 01 Out (Inforpress) – Uma orquestra instrumental e a actuação de jovens interpretes locais abriram, na praia Diante, em Sal Rei, o palco do Festival da Morna 2023, encerrado pelos homenageados da noite, o interprete Kaka e o violinista Noel Fortes.

Num ambiente classificado pelos presentes de tranquilo, sereno e com clima ameno, a praia Diante, no coração da cidade de Sal Rei, acolheu o público que, apesar das três horas de atraso no início do certame, não arredou pés.

O Festival da Morna 2023 foi uma actividade que se enquadrou na V Semana da Morna, realizada pela Câmara Municipal da Boa Vista, em parceria com Associação de Músicos da Boa Vista, e arranque deu-se com uma orquestra composta por músicos locais ao som de acordes instrumentais.

Seguiu-se a actuação de artistas locais, este ano com a novidade do Palco Jovem, destinado aos novos talentos, até 35 anos, para mostrarem o seu interesse pela música e cultura cabo-verdianas, e uma forma de divulgar e preservar o género musical morna, declarado Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco, a 11 de Dezembro de 2019, entre os jovens.

Os homenageados da noite, Kaka e Noel Fortes, fundadores do festival, foram então chamados ao palco para o reconhecimento pelo que fizeram em prol da cultura e música cabo-verdianas, tanto pela autarquia local, como pela Associação dos Músicos da Boa Vista, por eles fundado.

A banda de veteranos acompanhou o músico salense e convidado Nhela Spencer, na noite em que actuaram ainda Gaby Estrela, Calu, Arlindo Rodrigues (Brava), Boni Oliveira e Juary.

Cremilda Medina, outra artista convida e cabeça de cartaz do festival, entoou algumas mornas já conhecidas do seu repertório musical como “Sonho dum Criola”, “Nos Morna” e “Tributo Final”, e da sua autoria “Raio de Sol”.

Numa homenagem à cantora boa-vistense Celina Pereira interpretou “Boa Vista Nha Terra”, a medida que Gaby Estrela e Tibo Évora, em tom de coro, acompanhavam a cantora.

Na final do certame, na madrugada de hoje, após atraso de três horas no seu início, os homenageados subiriam ao palco para encerrar com “chave de ouro” a festa da morna da Boa Vista, que durante cinco horas inundou de morna a cidade de Sal Rei.

A fechar o Festival da Morna 2023, Káka voltou a cantar para o seu público boa-vistense, e Noel Fortes tocou violino no certame que se enquadrou nas actividades da V Semana da Morna, realizado numa parceria entre a Câmara Municipal da Boa Vista e Associação dos Músicos da Boa Vista.

VD/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos