Sal Rei, 01 Out (Inforpress) – Uma delegação dos Países Baixos, que se encontra de visita à ilha da Boa Vista, entregou hoje donativos à Camara Municipal da Boa Vista que servirão para o dia-a-dia dos idosos do Centro de Dia, em Sal Rei.
A anteceder a comemoração do Dia Internacional dos Idosos, que se assinala hoje, a acção enquadrou-se numa actividade realizada pela câmara, em colaboração com a delegação dos Países Baixos, constituída por uma equipa multidisciplinar de 14 elementos ligados a áreas de saúde, direito, educação, e outras áreas sociais, que se encontra em visita à Boa Vista.
O donativo foi composto, entre outros materiais e produtos, por cadeiras de rodas, fraldas para adultos, medicamentos, caixa de primeiros socorros, produtos de higiene e equipamentos de protecção.
O grupo proporcionou aos idosos presentes, além de dança, música, convívio e diversão, para além da oportunidade dada aos idosos de contar história das suas vidas e da ilha da Boa Vista, de entre outros momentos de ginástica com entretenimento.
A vereadora de acção social e solidariedade da Câmara Municipal da Boa Vista, Fabiane Oliveira, disse que foi uma “actividade gratificante”, dado Outubro é dedicado à comemoração do mês dos idosos, altura em que a edilidade tem por norma dedica o mês inteiro de atividades para aquela camada da sociedade da ilha.
A responsável disse ainda que foi oportuno acolher no Centro de Dia para Idosos, em Sal Rei, a comitiva dos Países Baixos, constituída por uma equipa multidisciplinar, em vésperas do Dia Internacional dos Idosos.
“Só temos a agradecer à diáspora da comunidade holandesa que esteve e vai estar no município até terça-feira”, afirmou, realçando que estar com os idosos é “sempre gratificante” já que se pode observar “ao vivo” a alegria dos mesmos.
A autarca garantiu que o mês dedicado às pessoas da terceira idade não irá passar em branco, e adiantou que no decorrer de Outubro, com os centros dia abertos, em Sal Rei, Fundos das Figueiras e Rabil, a câmara pretende fazer intercâmbios com os idosos para “mantê-los activos”.
“Hoje estamos aqui para entregar estes donativos trazidos por um grupo de técnicos que trabalham em diversas áreas que pediram materiais nos seus postos de trabalharam para ofertar na ilha da Boa Vista”, disse Agostinho Santos, integrante da delegação dos Países Baixos.
Segundo o emigrante, os materiais foram “bem recebidos” e enalteceu este facto como uma forma de se fazer mais para ajudar Cabo Verde.
VD/AA
Inforpress/Fim