Boa Vista: Autarca anuncia arranque “impreterível” das obras para requalificar Rua Direita em João Galego

Sal Rei, 02 Jul (Inforpress) – O edil da Boa Vista anunciou, para próxima semana, o início da requalificação da “Rua Direita”, em João Galego, “senão a autarquia corre o risco de perder o financiamento da obra que terá o custo de 23 mil contos”.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, José Luís Santos, durante a assinatura do auto de consignação de requalificação da “Rua Direita” em João Galego, no norte da ilha.

O início da requalificação já tinha sido adiado na altura das festas de São João, a pedido das populações que “alegaram constrangimentos” que a obra poderia trazer na rua que recebe as festividades religiosas.

Em meados de Junho, o vereador do Ordenamento do Território, Urbanismo e Obras Municipais, Aristides Brito, anunciou pela segunda vez o arranque da obra para o dia 26 do mesmo mês.

“As obras vão começar impreterivelmente na próxima segunda-feira, porque senão corremos o risco de perder o financiamento”, informou o edil que pediu “paciência aos moradores devido a constrangimentos que a execução da obra poderá trazer”, nomeadamente na delimitação de espaços, desvio de trânsito para a rua de trás e maior quantidade de terra no ar.

Na altura da assinatura do documento, a população de João Galego voltou a colocar outras preocupações, mostrando-se apreensiva por causa da aproximação da época das chuvas, e da configuração que os passeios poderão ter.

O autarca reiterou o pedido de compreensão e tolerância para eventuais restrições, referindo que “será para uma boa causa”.

“Daqui a 4 meses no máximo teremos a Rua Direita completamente diferente, para dignificar a imagem, o nosso povoado e a zona norte”, disse o presidente José Luís, que garantiu a reconstrução de todos os passeios para “criar melhores condições” de prática dos tradicionais jogos de uril e cartas na “Rua Direita”.

O autarca boavistense referiu ainda que a requalificação tem como objectivo tornar a “Rua Direita” “mais dinâmica, atractiva e com um ambiente de melhor qualidade”, onde “haverá ainda condições para as pessoas colocarem os seus negócios”.

Os trabalhos de requalificação da “Rua Direita” consistem “na remoção da calçada e passeios existente, colocação de nova calçada, passeios para uso diversos, espaços verdes, passadeiras, mobiliário urbano e zonas de lazer”.

A empreitada do projecto vai estar a cargo das empresas Saulo Soares Engenharia e Construção, que irá requalificar a zona de “Arzibod” e Centro, e Projeeg Construção, Lda, irá executar os trabalhos na zona de “Isbox”. Enquanto que a fiscalização estará a cargo da empresa Ideia Projetos Arquitetura e Urbanismo.

VD/ZS

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap