• Save

Bispo de Santiago completa hoje 70 anos e vai pedir renúncia do cargo aos 75

Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) – O bispo da Diocese de Santiago completa hoje 70 anos de vida e quer deixar o cargo aos 75, de acordo com o direito canónico, mas, diz ele, a decisão cabe ao Papa.

“A gente celebra 18 anos e fica feliz por ter entrado na maioridade e também quando fizer 70 ou 80 anos, se chegar lá, é motivo de dar graças a Deus porque nos deu todo esse tempo para viver”, disse numa entrevista exclusiva ao jornal Terra Nova.

Entretanto, o prelado reconhece que qualquer um “chegando aos 70 a pessoa começa a perceber e a tomar consciência de que já viveu mais de metade dos seus anos e tem que pensar também na fase seguinte”.

Comentando a fase seguinte,  Dom Arlindo disse estar consciente que, chegando a esta idade, lhe restam apenas mais cinco anos como bispo de Santiago de Cabo Verde.

A lei canónica obriga a que os bispos chegados aos 75 anos apresentem ao Papa o seu pedido de renúncia.

“Ficam-me mais cinco anos. Gostaria de realmente deixar a Diocese aos 75 anos mas não depende de mim. A gente faz o pedido como exige o direito mas o Papa é que decide”, observou.

Chegar a esta idade é para o cardeal ocasião de, também, “pedir perdão ao Senhor por todos os erros e falhas na vida”, afirmou.

Dom Arlindo Gomes Furtado nasceu a 4 de Outubro de 1949, na localidade de Figueira das Naus, concelho de Santa Catarina (Santiago).

LC/AA

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap