• Save

Bélgica apoia Cabo Verde no acordo da mobilidade e reforço da cooperação a nível regional

Cidade da Praia, 02 Out (Inforpress) – O embaixador da Bélgica, Hubert Roisin, disse hoje que o seu país apoia o projecto de liberalização de vistos de curta duração para cidadãos cabo-verdianos para a Europa assim como o reforço da cooperação a nível regional.

O diplomata falava à Inforpress após a cerimónia de entrega, ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, das cartas que o acreditam como embaixador da Bélgica em Cabo Verde.

Informou que os ministros das Relações Exteriores dos dois países reúnem-se, periodicamente, para analisar questões que tem a ver com a União Europeia e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

“Os nossos países têm trabalhado juntos para promover uma maior aproximação das duas organizações, o que tem contribuído para reforçar os laços bilaterais entre os dois países e ditar os sectores de cooperação e, neste contexto, também a questão da mobilidade”, garantiu.

No que se refere a sectores da cooperação, Hubert Roisin defendeu haver muitos sectores que podem ser reforçados, concretamente o sector comercial, assim como inovar com o reforço de relações a nível científico e académico.

Conforme referiu o diplomata, os investimentos belgas são feitos por meio de auxílio ou directamente, especialmente na indústria hoteleira, mas também em sectores como a economia do mar, a economia azul e o turismo.

“Existem ainda outros sectores que podemos explorar e que podem ser prioritários para Cabo Verde no campo científico e que têm muito a ver com a economia azul e ciências marinhas. No sector da segurança há uma série de projectos que podemos desenvolver, especialmente em matéria policial”, acrescentou.

Informou ainda, que um navio da marinha belga, vai chegar a Cabo Verde no mês de Outubro, sendo este o quarto ano em cinco, que o navio vem ao arquipélago.

Segundo o embaixador da Bélgica acreditado na Cidade da Praia, há “boas perspectivas” de novas colaborações e trabalho comum entre os dois países.

PC/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap