Cidade da Praia, 26 Fev (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, considerou um “marco histórico para a nação” cabo-verdiana e “grande orgulho” a classificação inédita da selecção de basquetebol de Cabo Verde para o Mundial’2023, feito alcançado hoje em Angola.
“Hoje celebramos juntos o grande feito da nossa Seleção de Basquetebol masculina. Cabo Verde está, pela primeira vez, no Mundial. Parabéns”, escreveu o chefe do Governo na sua primeira reacção, após o triunfo de Cabo Verde sobre a Costa do Marfim.
“Parabéns aos jogadores, à equipa técnica e a todos os envolvidos neste marco histórico para a nação. Grande orgulho. Que venham as próximas etapas e desafios, a torcida continua firme e forte”, acrescentou.
A selecção de Cabo Verde de basquetebol qualificou-se esta tarde pela primeira vez para o Mundial da modalidade, ao vencer a sua congénere da Costa do Marfim (79-64).
Cabo Verde terminou a fase de qualificação na terceira posição do grupo E com 16 pontos, os mesmos que a Angola, numa poule vencida pela Costa do Marfim com 18 pontos.
Sudão do Sul, Costa do Marfim, Egipto, Angola e Cabo Verde vão ser os representantes africanos na grande montra do basquetebol mundial.
De acordo com a página da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) Cabo Verde supera Montenegro como o país mais pequeno do mundo, em termos de densidade populacional, a conseguir o apuramento para o Mundial.
O Mundial’2023 vai contar com a participação de 32 equipas em vez do habitual 24 e acontecerá entre 25 de Agosto e 10 de Setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.
SR/CP
Inforpress/Fim