• Save

Banco Cabo-verdiano de Negócios alerta para tentativa de ‘phishing’

Cidade da Praia, 09 Set (Inforpress) – O Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN) emitiu um comunicado alertando para uma tentativa de ‘phishing’ com recurso a “mails fraudulentos” enviados aos clientes.

De acordo com o mesmo banco, os emissores da mensagem dão conta da ocorrência de “actividades incomuns” em contas bancárias de clientes, solicitando o registo do seu dispositivo IP nos servidores do banco, através do acesso a um ‘link’ que o redirecciona para uma página semelhante ao do BCN Online.

“Nessa página fictícia são solicitados a introdução das credenciais de acesso ao BCN Online (nome de utilizador e ‘password’) com a finalidade de captura dos dados para posterior utilização fraudulenta”, avisou o banco.

O BCN diz ainda que o nome de utilizador, código de acesso e a chave de confirmação do serviço BCN Online são “pessoais, confidenciais e intransmissíveis”, não devendo ”em nenhuma circunstância” ser transmitidos a terceiros.

O banco fez saber também que nunca solicita informações sobre estes dados aos seus clientes, especialmente através de e-mail ou contacto telefónico.

Por isso, alerta, ao receber mensagens em nome do banco solicitando que confirme o seu endereço electrónico, senhas/palavras-chave e/ou outros dados do banco, o cliente deverá “eliminá-las definitivamente e nunca aceder aos ‘links’, muito menos abrir os anexos” que as acompanham.

‘Phishing’ é uma técnica de fraude online utilizada por criminosos no mundo da informática para roubar senhas de banco e demais informações pessoais, usando-as de maneira fraudulenta.

GSF/AA

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap