Autoridades civis e religiosas almejam trazer Papa Francisco a Cabo Verde neste Decénio Jubilar

Cidade da Praia, 29 Jan. (Inforpress) – A Presidência da República vai discutir com a Igreja Católica cabo-verdiana a possibilidade de trazer o Papa Francisco a Cabo Verde nestes dez anos de Decénio Jubilar dos 500 anos da Diocese de Santiago, a primária em África.

“Seria extraordinariamente importante se nas comemorações do Jubileu, o Papa Francisco pudesse visitar Cabo Verde. Na verdade, esta é a diocese primária da África, mas temos que conjugar esforços, nós, as duas dioceses, particularmente a de Santiago, para vermos como trazer o Vaticano a Cabo Verde”, prometeu o Chefe de Estado.

José Maria Neves deu a conhecer esta informação à imprensa, durante as actividades da abertura Oficial do Decênio Jubilar do Projecto da Celebração dos 500 Anos da Diocese de Cabo Verde, na Cidade Velha, onde recordou que o convite ao Santo Padre para visitar estas ilhas já tinha sido feito, aquando da sua governação e do anterior Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

“Agora, no quadro das comemorações dos 500 anos, é renovar o convite, em estreita colaboração com a igreja para ver se é possível. Não será fácil trazer o Papa a Cabo Verde para estas comemorações”, esclareceu Neves.

José Maria Neves sublinhou, por outro lado, a união de todos na construção de uma Nação, por considerar importante que sendo um dos pilares da identidade cabo-verdiana, a Igreja continue a unir e, sobretudo, a projectar uma esperança num Cabo Verde cada vez melhor.

Considerou de muito revigorante para o país e um momento que resgata a língua cabo-verdiana em todas as suas variantes, a cerimónia que marcou a abertura Oficial do Decênio Jubilar do Projecto da Celebração dos 500 Anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde (2023- 2032), na Cidade Velha, berço da cabo-verdianidade.

“Soube dar-nos o caminho que temos de fazer em relação aos nossos valores, às nossas riquezas e a tudo o que juntos podemos fazer por um Cabo Verde melhor”, sustentou o chefe de Estado, alegando que a Presidência estará junto à igreja durante este decénio, de forma a realizar alguns actos e trazer alguns convidados para debates.

SR/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos