Autoridades apreendem 75 litros de aguardente produzida ilegalmente em Santa Cruz

Cidade da Praia, 01 Set (Inforpress) –  A Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE) apreendeu na tarde de sábado, no município de Santa Cruz, 75 litros de aguardente e suspendeu a actividade de indústria de produção do grogue que operava ilegalmente.

Em comunicado, a IGAE refere que apanhou em flagrante a produção de aguardente com cana-de-açúcar verde (impampo) em que foi adicionado açúcar para fermentação.

No decurso da intervenção, informou, foi destruída a matéria fermentada, e apreendida 75 litros de aguardente produzido ilegalmente, apreendidos cabeça do alambique e o tubo de conexão à serpentina, suspenso a actividade de indústria de produção do grogue que operava ilegalmente.

Os infractores serão alvos de processos de contra-ordenação podendo ser aplicado coima de 1 milhão de escudos e retirado todos os benefícios que o Estado lhes dá.

A época de produção do grogue em Cabo Verde vigora de 01 de Janeiro a 31 de Maio e este ano a IGAE, em colaboração com os seus parceiros, iniciou a 01 de Junho a selagem dos alambiques em todas as unidades de produção de grogue do país.

A selagem dos alambiques surge em cumprimento do disposto no Regime Jurídico que regula a produção do grogue, Decreto-Lei nº 11/2015 de 12 de Fevereiro.

Durante este período de suspensão da produção do grogue, a IGAE tem estado a intensificar a fiscalização, e tem deparado com alguns alambiques que ainda estão a produzir de forma ilegal e fazendo uso de açúcar para a fermentação do produto.

AM/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top