Cidade da Praia, 21 Set (Inforpress) – Cabo Verde vai ter nos próximos três meses o Centro de Desenvolvimento de Atletismo Africano implantado no Estádio Nacional, para potencializar o talento dos atletas dos PALOP e da sub-região africana, numa investida da Confederação Africana de Atletismo.
Com a criação deste centro, segundo o presidente da federação nacional da modalidade, Alfredo Lima, Cabo Verde vai receber da Confederação Africana, “tudo o que é apoio técnico em termos de credenciamento, especialização de técnicos, para que o país possa colmatar o enorme défice de técnicos especializados em treinos de alto rendimento”.
Para a materialização deste projecto foi formalizado hoje a tarde, no Palácio do Governo, um acordo de cooperação, através da assinatura de um protocolo entre a Confederação Africana de Atletismo, o Instituto do Desporto e da Juventude, a Federação Cabo-verdiana de Atletismo e o Comité Olímpico de Cabo Verde, testemunhada pelo ministro do Desporto, Carlos Monteiro.
A eleição de Cabo Verde para acolher o Centro de Desenvolvimento de Atletismo Africano foi referenciada como “um acontecimento, indubitavelmente, de elevado simbolismo histórico para o atletismo cabo-verdiano e para o desporto em geral”, o que para o presidente da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, simboliza uma honra a Cidade da Praia acolher esta infraestrutura.
Alfredo Lima considerou mesmo que Cabo Verde começou uma “nova era no atletismo cabo-verdiano”, sublinhando que se está “a escrever uma nova página, o início de um futuro promissor”, porquanto o “atletismo nacional ganha uma nova dinâmica, um novo instrumento, que visa fomentar a formação técnico nacional e a capacitação dos técnicos no âmbito do trabalho do alto rendimento desportivo.
O dirigente do atletismo referiu, ainda, que o este centro terá ainda um “papel imprescindível” na selecção, detecção e capacitação dos melhores talentos nacionais, para que o país possa ter condições mínimas de treinamento, de modo que os melhores possam gerar maiores desempenhos nas competições internacionais.
Projectado para desenvolver o atletismo a nível de Cabo Verde, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da sub-região africana, o Centro de Desenvolvimento do Atletismo, já apontado como uma mais-valia para o desporto nacional, é visto pela presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), como uma infraestrutura que “valoriza o atletismo e o desporto cabo-verdiano”.
Filomena Fortes fez questão de frisar que este centro permite com que os atletas cabo-verdianos treinem no país, com redução dos custos em termos de deslocações e preparação, ao mesmo tempo que abre as suas portas para os países da lusofonia e da Zona II prepararem para as provas internacionais.
Filomena Fortes disse ao presidente da Confederação Africana de Atletismo que Cabo Verde almeja acolher mais projectos do tipo e que o país está preparado para acolher qualquer competição que esta organização queira fazer neste arquipélago”.
SR/CP
Inforpress/Fim