Artes e espectáculos: 12ª edição do Kriol Jazz Festival homenageia Morna Património Imaterial da Humanidade

Cidade da Praia, 11 Fev (Inforpress)- A 12ª edição do Kriol Jazz Festival, aprazada para os dias 11, 16, 17 e 18 de Abril, na Cidade da Praia, irá homenagear a Morna e terá como cabeça de cartaz o cantor brasileiro Djavan.

A informação foi avançada pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, António Lopes da Silva, que falava esta manhã, na Praia, durante uma conferência imprensa, sobre a 12ª edição do festival que este ano será alargada à ilha do Sal.

“O festival vai continuar na mesma linha de acção dos anos anteriores, dentro da evolução do jazz moderno, que é um festival que promove a música crioula de Cabo Verde e a música internacional, dentro do conceito de fusão do jazz de actualidade”, avançou o autarca, assegurando que este ano será especial e de “muita qualidade”, uma vez que irá homenagear a morna.

Segundo António Lopes da Silva, este ano o bairro de Achada Grande Frente será contemplado com o festival “kriol zona”, tendo em conta que a comunidade tem promovido e desenvolvido de “projectos muito interessantes” a nível culturais.

O vereador explicou que a ideia é fazer com que Praia seja um centro cultural de “excelência” e capital cultural de Cabo Verde, mas sublinhou que para tal será necessário o envolvimento de todos os municípios, de modo a levar o festival a outras paragens.

Por seu turno, o director do evento, Djô da Silva, explicou que este ano o festival, que irá acontecer pela primeira vez na ilha do Sal, irá decorrer em simultâneo com o da Praia, sendo que dois dos artistas vão actuar nos dois eventos.

“Sempre fizemos questão de levar o kriol jazz às outras ilhas, mas as câmaras têm tido ainda alguma resistência, mas pela primeira vez apareceu a câmara do Sal que se mostrou interessada e penso que o festival no Sal será muito interesse porque tem um grande público de turistas que estão acostumados com festivais de jazz”, referiu.

A abertura do festival, dia 16, ficará a cargo do “Les Tambours de Brazza”, do Congo, grupo esse que irá ministrar também um workshop no concelho de Santa Cruz e no bairro de Achada Grande Frente.

No dia 11, subirão ao palco o grupo “Young Problemas”, composto por jovens da ilha de Santiago, “Cabocubajazz”, uma mistura de ritmos de Cabo Verde, Cuba, Alemanha, Venezuela e Espanha e os inconfundíveis “Ferro Gaita”.

Para o dia 17, está prevista a actuação do artista e cantor brasileiro Djavan, cabeça de cartaz da 12ª edição do Kriol Jazz Festival, Asa, cantora e compositora nigeriana-francesa, “Jazz é Ka um Ilha”, projecto de parceria artística e pedagógica entre hot clube de Portugal e Cabo Verde.

A cantora Lucibela, que irá prestar um tributo à norma, sobe ao palco no dia 18, seguido de Roosevelt Collier e Dee Dee Bridgewater dos EUA e Grèn Sémé da ilha de Reunião.

À margem da conferência de imprensa foi renovado o protocolo de parceria no âmbito cultural entre a CVMovel e a Harmonia Cabo Verde Lda, que permitiu alargar o festival para a ilha do Sal.

Este evento, realizado pela Câmara Municipal da Praia e Harmonia Cabo Verde Lda., e que já vai na 12ª edição, sucede o Atlantic Music Expo (AME), aprazado para os dias 13 a 16 de Abril, na capital do país.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap