ARME consciencializa estudantes sobre importância da transição energética

Cidade da Praia, 01 Mar (Inforpress) – A Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) em parceria com o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) promoveu hoje uma conversa aberta para consciencializar os estudantes sobre a importância da transcrição energética.

O encontro sobre a “Transição da Energia Limpa” tem como objectivo elucidar os alunos sobre os conceitos da transição energética, dar a conhecer as políticas públicas do País para alcançar esse desiderato e disseminar informações sobre as boas práticas e experiências, como forma de incentivar os consumidores para a mudança de comportamento.

Em declarações à Inforpress, o administrador da ARME, Carlos Ramos, disse que a iniciativa enquadra-se no âmbito das actividades do Dia Mundial do Consumidor, assinalado a 15 de Março, sob o lema “Capacitar os Consumidores Através da Transição de Energia Limpa”, como forma de aumentar a consciencialização global sobre os direitos do consumidor, a protecção e o seu empoderamento.

Sendo a ARME entidade reguladora deve informar a população sobre as suas obrigações e direitos para a promoção da defesa dos interesses dos consumidores.

Segundo o administrador, o lema escolhido para este ano incita a ARME também a trabalhar com os consumidores de modo a explicá-los e a sensibilizá-los no sentido de conhecer melhor o que é a transição energética e porque é tão importante para Cabo Verde se transformar e tornar-se mais resiliente da dependência energética.

“Nós temos alguns recursos como o Sol, Vento e o Mar que podemos utilizar para diminuir a nossa dependência energética fóssil, permitindo assim diminuir a importação dos combustíveis e fazer com que o nosso País tenha maior sustentabilidade e maior recursos internos para investir”, disse.

Entretanto assegurou que Cabo Verde está a trabalhar para alcançar a meta de ter 30% da penetração de energia renovável até 2025, 50% até 2030 e 100% no horizonte de 2050, mas sublinhou que para chegar a esse desiderato será necessário o engajamento de todos não só para o País ser mais resiliente, mas sobretudo ser sustentável a nível da energia.

Para assinalar o Dia Mundial do Consumidor, a ARME tem prevista ainda para esta tarde, uma conversa aberta com os alunos da Escola Técnica Cesaltina Ramos, um workshop no dia 07 de Março e uma feira informativa no dia 22.

AV/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos