Ano da CPLP/Juventude: Secretário de Estado Carlos Monteiro leva mensagem de incentivo sobre o empoderamento dos jovens

Cidade da Praia, 16 Jan (Inforpress) – O secretário de Estado para a Juventude, Carlos Monteiro, participa, hoje, na cerimónia de encerramento do “Ano da CPLP para a Juventude”, em Portugal proferindo uma mensagem sobre o contributo e o empoderamento dos jovens na CPLP.

Segundo uma nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, o secretário de Estado para a Juventude em representação do Governo, à semelhança de outras entidades que estarão presentes no referido encontro, é convidado a proferir uma mensagem no final do evento.

“Carlos Monteiro partilhará na sua intervenção palavras de incentivo dirigidas às entidades responsáveis pelo sector da juventude e aos jovens da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre o empoderamento dos jovens para a sua contribuição sobre aquilo que é o presente e o futuro da CPLP” lê-se na nota.

“2019 – Ano da CPLP para a Juventude” é um evento promovido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e o Instituto Padre António Vieira (IPAV) e acontece no município de Vila Nova de Gaia.

O “Ano da CPLP para a Juventude” teve como foco o fortalecimento da participação efectiva dos jovens da Comunidade no planeamento, na implementação, na monitorização e na avaliação das políticas de desenvolvimento na CPLP, designadamente no quadro da realização bem-sucedida dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

Na sessão de abertura, de acordo com a nota, estão previstas as intervenções do secretário de Estado da Juventude e Desporto de Portugal, João Paulo Rebelo, e do vereador para a Juventude e Voluntariado Jovem da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Elísio Pinto.

A mesma fonte avança que no decorrer do encerramento estão, ainda, contemplados um painel subordinado à temática “A juventude e o futuro da CPLP”, moderado pela directora do Escritório da Fundo das Nações Unidas para a População e Desenvolvimento em Genebra, Mónica Ferro, e a apresentação de um vídeo evocativo sobre o ano dedicado à juventude.

O evento termina com uma mensagem do secretário executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e as intervenções do presidente da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP e ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo de São Tomé e Príncipe, Vinício Teles Xavier de Pina.

Estão previstas igualmente as intervenções do secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado de Cabo Verde, Carlos Monteiro, do secretário-geral da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, Vítor Pataco, do presidente do Fórum da Juventude da CPLP, Marcus Barão, e do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

A cerimónia de abertura do “Ano da CPLP para a Juventude” realizou-se no dia 30 de Janeiro de 2019, na Sala do Senado da Assembleia da República de Portugal, onde foi apresentado o plano de actividades para o ano de 2019, que tem como referência a Visão Estratégica da CPLP 2016-2026 e o Plano de Acção para a Juventude 2018-2022.

CM/ZS

Inforpress/Fim.

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap