• Save

Alunos da Uni-CV promovem seminário sobre poesia visual como forma de impulsionar sua pratica

Cidade da Praia, 24 Jun (Inforpress) – Um grupo de alunos da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) promoveu hoje um seminário sobre a poesia visual, como forma de dar a conhecer o seu conceito e promover sua prática no país.

A informação foi dada à imprensa, pela porta-voz da organização Katelene Silva, explicando que a actividade se insere no programa de estágio pedagógico do Curso Estudos Cabo-verdianos e Portugueses, em que os alunos tinham a missão de escolher um projecto para desenvolver.

Nesta linha, esclareceu, foi criada uma comissão para leccionar na Escola Secundária Abílio Duarte, no Palmarejo, e transmitir os conceitos da poesia visual e suas características.

“Muitos pensam que a poesia visual é escrita, mas ela pode ser imaginária e identificada através de uma imagem”, indicou.

Segundo Katelene Silva, a necessidade de abordar a poesia visual surge por a mesma ser um tema pouco explorado e estudado nas escolas secundárias, assim a organização, teve como propósito levar tanto os alunos como o recinto escolar, os conhecimentos sobre o oficio.

O evento esteve divido em dois momentos, tendo sido o primeiro um concurso de produção de uma poesia visual, no qual participaram 17 alunos e foram identificados seis vencedores.

Já o segundo momento esteve reservado para diálogo sobre o tema, destacando os principais aspectos que norteiam esta arte.

A poesia visual é um tipo de poesia em que o texto, as imagens e os símbolos estão distribuídos de forma que o elemento visual pode assumir a principal função da obra, mesmo sem depender da escrita para sua caracterização como poesia, embora não os excluindo.

HR/CP

Inforpress/Fim