Actuações de artistas luso-africanos marcam gala comemorativa dos 25 anos da RTP África

Cidade da Praia, 08 Jan (Inforpress) – As actuações dos artistas Nenny, Elida Almeida, Ivan Alekxei e da fadista Sara Correia foram os destaques na gala dos 25 anos da RTP África, realizada na noite de sábado, 07, no Auditório   Nacional.

O grupo de dança Raiz di Polon abriu a sessão com danças ao som de músicas tradicionais africanas, ao que se seguiu a actuação da jovem artista descendente de cabo-verdianos Nenny, além do dueto proporcionado pelos músicos Ivan Alekxei e Tito Paris.

Elida Almeida cantou a música em homenagem à figuras da cultura cabo-verdiana “Bersu de ouro”, e ainda “Segredo” com a participação das rappers Nitry e Indira, num espectáculo que contou ainda com performance da cantora são-tomense Sílvia Barros.

Em entrevista à Inforpress, a subdirectora da RTP África, Carla Adão, contou que no início dos primeiros passos para o arranque da RTP África a primeira delegação a fazer as transmissões em directo foi Cabo Verde, daí a escolha da Cidade da Praia para as comemorações dos 25 anos da estação televisiva.

“As primeiras transmissões a partir de Cabo Verde foram com a jornalista Socorro Amado, portanto, foi com esse arranque que fez sentido para nós regressarmos à Cabo Verde, e também é sempre uma forma de descentralizar”, explicou.

Segundo a responsável, o objetivo é levar as comemorações aos outros países da comunidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Questionada sobre o que os cabo-verdianos podem esperar, no ano de 2023, da produção de conteúdos da estação televisiva, a mesma garantiu que as apostas têm sido na diversificação dos programas, tendo como público alvo a camada jovem.

“Nós temos estado a apostar numa programação que atraia um público mais jovem, também o que justifica o elenco de artistas para esta gala, procuramos trazer músicos da nova geração com grande talento e que sabemos que são do agrado dos jovens” reforçou.

A RTP África no sábado 25 anos de emissões, um quarto de século marcado por momentos históricos, mas também por muitos desafios superados para projectar no mundo as culturas lusófonas, conforme o director da RTP, Nicolau Santos.

A Cidade da Praia foi escolhida como palco para receber as celebrações.

LT/HR//AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos