• Save

Abertas candidaturas para o Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa

Cidade da Praia, 18 Jul (Inforpress) – A UCCLA lançou a candidatura para a quinta edição do Prémio Literário UCCLA informando que os novos escritores do espaço lusófono têm até 31 de Janeiro de 2020 para concorrer ao prémio.

Segundo uma nota da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), são admitidas candidaturas de concorrentes que sejam pessoas singulares, de qualquer nacionalidade, fluentes na língua portuguesa, ajuntando que no caso dos menores de 18 anos, a atribuição de prémios ficará sujeita à entrega de declaração de aceitação pelos respectivos titulares do poder paternal.

Conforme a mesma fonte, apenas poderão candidatar-se ao presente Prémio obras redigidas em língua portuguesa, que não tenham sido editadas, publicadas, em papel ou em formato digital e às quais não tenha sido atribuído anteriormente qualquer prémio, incluindo as obras em coautoria.

Também poderão candidatar-se os autores que tenham apenas textos editados, publicados em colectâneas de poesia e contos, bem como autores com obras de teor didáctico, científico e académico – géneros não expressos no regulamento.

Cada candidato apenas poderá apresentar uma obra a concurso e não poderá ter outras obras editadas, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela, conto e crónica) e da poesia.

Ainda segundo o regulamento, será criada pelas entidades promotoras uma comissão de seleção, que será constituída oportunamente, a qual realizará a leitura de todas as obras admitidas a concurso e que selecionará, até dez obras que considere de maior mérito literário e elaborará um relatório, exclusivamente sobre cada uma dessas obras selecionadas.

A participação na presente edição de acordo com a UCCLA, deverá ser feita até às 24h00 do dia 31/01/2020, por correio electrónico, para o endereço premioliterario@uccla.pt.

O Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa tem como objectivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela, conto e crónica) e da poesia, em língua portuguesa, por novos talentos escritores.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da UCCLA, Editora A Bela e o Monstro e Movimento 2014, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

CM/CP

Inforpress/fim