Ver Noticias

Mais de 32.500 mortos e 75.000 feridos após 175 dias de guerra na Faixa de Gaza

Festival Kriol Jazz desafia estudantes universitários para duas sessões especiais 

Campanha de registo de cães arranca hoje na cidade da Praia

Futebol/Fogo: Grito Povo - Juventude destaque da 16ª jornada do regional do primeiro escalão

Republicanos ultra conservadores pressionam líder no Congresso

São Miguel: Presidente da câmara nega ter gasto 11 milhões de escudos em viagens (c/áudio)

Calheta, São Miguel, 28 Mar (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, negou hoje que tenha usado 11 milhões de escudos em viagens, e considerou as acusações do deputado do PAICV (oposição), Raulino Vaz, “infundadas, falsas e irresponsáveis”.

Em declarações à imprensa, Herménio Fernandes justificou que a câmara, para despesas na rúbrica deslocação e estadia no ano económico de 2023 foi orçamentado o valor de 2.125.900 escudos, e foi realizada durante todo o ano uma despesa de 2.090.580 escudos nesta rúbrica.

O eleito municipal do PAICV tinha feito essas declarações à imprensa na terça-feira, 26, altura em que foi realizada a sessão da Assembleia Municipal para apreciar o relatório de actividades e as contas de gerência da edilidade referentes ao ano 2023.

As mesmas mereceram a aprovação da bancada do Movimento para a Democracia (MpD, partido que gere a câmara) e apreciação negativa do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição).

Na sua justificação do voto, o Raulino Vaz explicou que o partido votou contra por considerar que o município continua com uma “câmara gastadora e que o gabinete do presidente representa uma despesa avultada”, enquanto as famílias micaelenses “continuam com muitas dificuldades e o município no limiar da pobreza”.

Na ocasião, este deputado realçou que o relatório aponta para cerca de 93 por cento (%) de realização, mas que na prática não tem tido impacto nas famílias, acusando o presidente da câmara de ter viajado várias vezes, gastando por volta de 11 milhões de escudos.

MC/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Negócio das tranças africanas ganha espaço entre jovens na cidade da Praia (c/vídeo)

Cidade da Praia, 29 Mar (Inforpress) - As tranças africanas são uma tendência cada vez mais seguida por mulheres e meninas no país estando muitos jovens olhando para isso como uma oportunidade de negócio, oferecendo serviços de penteados ao domicílio, nos mercados e ao ar livre.

É o caso de Chanda Barreto, que deixou de vender peixe para trabalhar como trancista na zona de Ponta Belém, na cidade da Praia, uma oportunidade para gerir a própria renda visto que esse tipo de penteado vem sendo uma opção para muitas mulheres e meninas.

Chanda Barreto, que trabalha como trancista há oito anos, contou à Inforpress que, antes, vendia peixe, mas que decidiu largar a vida de peixeira para apostar em penteados.

“O peixe começou a escassear. Ia para o cais e não encontrava, e passou a ser vendido muito caro. Então, decidi fazer penteados. Comecei na época do arranque das aulas, quando fiquei sem dinheiro para comprar materiais escolares para os meus dois filhos irem à escola”, explicou.

É numa rua a céu aberto, em Ponta Belém, na Praia, que esta jovem solteira praiense e mãe de cinco filhos, ganha a vida fazendo penteados, de segunda a sábado.

Segundo relatou, começou a pentear em casa, mas, a convite de uma prima, decidiu mudar para o centro da cidade, onde chega a atender seis pessoas por dia.

Além de tranças africanas, disse à Inforpress que faz outros tipos de penteados, nomeadamente, para crianças. Sobre o preço das tranças, proferiu que varia entre dois a dois mil e quinhentos escudos.

A falta de condições de trabalho no local e escassez de equipamentos são os grandes desafios que esta trancista enfrenta no dia-a-dia. Uma situação que a levou, várias vezes, a perder clientes.

“É difícil, mas é aqui que está o meu ganha pão. Por isso, tenho que vir”, desabafou, apesar de pensar um dia ter um espaço com melhores condições.

Apesar da falta de condições onde labora, Chanda compara o seu local de trabalho a um salão ao ar livre.

 

AS/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Reverendo da Igreja do Nazareno afirma que a cruz simboliza a vitória de Cristo sob a morte e o pecado

Cidade da Praia, 29 Mar (Inforpress) – O reverendo da Igreja do Nazareno considera que a crucificação de Cristo representa a sua vitória sobre a morte, considerando “urgente” o homem acertar o seu relacionamento com Deus, seguir os seus mandamentos na construção de um mundo melhor.

David Araújo fez estas considerações à Inforpress, no âmbito das celebrações da sexta-feira paixão, que é uma data religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário e antecede o domingo de Páscoa.

“A nossa semana santa é muito importante para a igreja cristão, Igreja do Nazareno é um ramo da igreja cristão. Estamos a preparar a celebração da Páscoa que é uma das festas mais importantes da cristandade, temos uma semana de meditações diárias desde a entrada de Jesus na Jerusalém, crucificação e até ao momento da ressurreição”, salientou.

Na quinta-feira, indicou, a Igreja do Nazareno realizou a cerimónia da santa ceia para relembrar a morte de Cristo em favor dos homens e também anunciar o seu regresso, lembrando que a referida cerimónia tem esses dois apectos, que é anunciar o passado, lançar o olhar perspectivo em relação ao futuro e reforçar a comunhão da igreja.

Hoje, prosseguiu, está prevista a cerimónia de crucificação que conta com sessão de baptismo na Prainha, continuação das meditações e actividades durante o dia para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo.

“A crucificação, muitas vezes quando pensamos na cruz temos uma imagem negativa, temos a cruz nos cemitérios, quando passamos por uma dificuldade, dor definimos o momento como a nossa cruz, mas a cruz é símbolo de vitória porque Cristo morreu em favor dos nossos pecados, o sacrifício é eficaz”, lembrou.

Realçou ainda que a cruz tem dois sentidos sendo que o sentido vertical representa o relacionamento entre o homem e Deus e a parte horizontal simboliza o relacionamento entre o homem e o seu próximo.

“Precisamos acertar o nosso relacionamento com Deus, precisamos ouvir a voz de Deus, precisamos seguir os mandamentos de Deus, isso é fundamental para termos um mundo melhor. Agora, mais do que nunca num mundo de muita dor, guerra, conflitos faz sentido essa mensagem da cruz e não é somente ter uma profissão de fé e ter uma igreja na qual sou membro mas sim viver o cristianismo sob a orientação, a bússola que é a palavra de Deus”, afirmou.

“Se focarmos apenas na parte tradicional e formal vimos que a repetição das cerimónias poderá nos fazer perder o espírito e o amor à cruz. Há evidências de que como sociedade temos feito várias tentativas para termos um mundo melhor, mas humanamente não estamos a conseguir, há uma falência na sequência das expectativas”, concluiu.

CM/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Festival Kriol Jazz desafia estudantes universitários para duas sessões especiais 

Cidade da Praia, 29 Mar (Inforpress) - O director-geral do Festival Kriol Jazz, Djô da Silva, desafia estudantes universitários para duas sessões especiais para uma viagem sobre a história e o impacto do evento em Cabo Verde.

A primeira sessão será no dia 01 de Abril, pelas 17:00, no Pólo Universitário da Praia do Instituto Superior de Ciências Económicas e Sociais (ISCEE).

Já no dia 03 de Abril, às 17:30, será a vez do Campus da Praia da Universidade de Cabo Verde, que, para além de uma sessão com o mesmo intuito e percurso, contará ainda com a atuação musical especial de Jennifer Solidade com Hernani Almeida.

Nesta 13ª edição, o Kriol Jazz Festival criou um pacote especial para estudantes, com preço reduzido, visando aproximar-se desta comunidade jovem, fundamental para o futuro do país.

Djo da Silva já garantiu que está tudo pronto para o arranque do certame, marcado para 04 a 06 de Abril e que homenageará o compositor Ney Fernandes.

Destacou também a participação de "grandes artistas" de vários países e continentes e expressou a esperança de superar o sucesso do ano anterior.

Para o dia 04 de Abril, Jorge Pardo & Armando Orbón, da Espanha, farão a abertura do espectáculo da 13ª edição do evento, seguidos por Soren Araújo Trio, de Cabo Verde.

No dia 05, será a vez de Tibau Tavares (Cabo Verde) e Munganga Band (Áustria), Salif Keita (Mali), Steve Coleman (Estados Unidos da América) e Afro Cuban Jazz Project (Cuba).

Para o último dia, 06 de Abril, Pret e Bronk feat Jennifer Solidade de Cabo Verde, Hermeto Pascoal do Brasil, Kriolatino Cuba / Cabo Verde e Santrofi do Gana.

O kriol Jazz Festival 2024 está orçado em 25 mil contos.
TC/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Futebol/Fogo: Grito Povo - Juventude destaque da 16ª jornada do regional do primeiro escalão

São Filipe, 29 Mar (Inforpress) – O jogo entre Grito Povo dos Mosteiros e Juventude de São Filipe, último e penúltimo classificados, é o destaque da 16ª jornada do campeonato regional do primeiro escalão.

Com a formação da Associação Académica do Fogo a conquistar o título de campeão regional, falta definir a equipa que será despromovida ao segundo escalão na próxima temporada que poderá ser conhecida nesta jornada.

O Grito Povo e Juventude, estão separadas por seis pontos, mas uma eventual vitória da equipa mosteirense nesta jornada ainda lhe permite “sonhar” com a manutenção no escalão principal, mas qualquer outro resultado, empate ou derrota implica o regresso ao escalão inferior na temporada 2024/25.

Já a equipa de São Filipe necessita, no mínimo, de um empate para garantir a manutenção no escalão principal, razão pela qual esta partida que será disputada no domingo, 31, no estádio Francisco José Rodrigues, Mosteiros, é aguardada com alguma expectativa.

Além deste jogo e para cumprimento do calendário, para a 16ª jornada destaca ainda o encontro entre Nô Pintcha e Cutelinho, duas das três equipas dos Mosteiros no primeiro escalão.

No campo de São Lourenço o Juventus de Curral Grande, equipa sensação na sua primeira temporada no primeiro escalão, defronta o Botafogo e Vulcânico, a grande decepção da época, medirá forças com o Valência.

Jogos da 16ª jornada do campeonato regional do Fogo do primeiro escalão: Juventus de Curral Grande – Botafogo, No Pintcha – Cutelinho, Vulcânico – Valencia e Grito Povo – Juventude.

Para o segundo escalão, o novo líder da prova, União de São Lourenço, vai defrontar a formação de Atlântico com os olhos postos nos três pontos que lhe permite garantir a liderança do regional de segundo escalão.

O jogo do vice-líder, Luzabril, que tem menos um ponto que o União de São Lourenço foi agendado para o dia 03 de Abril, quarta-feira, no campo de São Lourenço.

Jogos da 16ª jornada do campeonato regional do segundo escalão: União de São Lourenço -Atlântico, Baxada – Desportivo, Brasilim – ABC de Patim, Parque Real – Spartak e Luzabril – Pavense.

JR/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Campanha de registo de cães arranca hoje na cidade da Praia

Cidade da Praia, 29 Mar (Inforpress) –  A Câmara Municipal da Praia inicia hoje, até o dia 12 de Abril, uma campanha de registo de cães existentes no município visando maior controlo para evitar perigo ou situações de acidentes envolvendo a população.

Em nota, a edilidade informa que a medida faz parte do código de postura municipal que obriga o registo dos cães, bem como as formas como podem circular com os seus donos para evitar situações de acidentes com os munícipes.

Conhecer a população canina no município é essencial para a sua gestão e para manter a salubridade pública e segurança dos munícipesO registo permitirá à Câmara Municipal iniciar o controlo da população canina não registada para melhor cuidar da saúde pública municipal”, explica.

De acordo com a autarquia, o registo pode ser efectuado das 08:00 às 16:00 nas instalações do Serviço da Guarda Municipal no Parque 5 de Julho.

LT/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Governo chines lança politicas para facilitar o consumo e pagamento digital aos estrangeiros- Embaixador

Cidade da Praia, 28 Mar (Inforpress)- O embaixador da China em Cabo Verde informou hoje, durante um briefing à Imprensa sobre a Conferência Consultiva do Povo Chinês, que o Governo Chines tem criado políticas para facilitar o consumo e pagamento digital aos estrangeiros.

Conforme explicou o embaixador Xu Jie, a criação de políticas de pagamento deve-se às "dificuldades" que os turistas estrangeiros têm enfrentado em relação ao pagamento na China, onde muitas das lojas fazem a cobrança usando aplicativos e não aceitam dinheiro.

 “Agora estão lançadas mais políticas para facilitação, especialmente para os estrangeiros, porque geralmente usam dinheiro ou cartões, mas também se tem incentivado as lojas a aceitarem dinheiro e cartões para além dos aplicativos, com o objectivo de facilitar a integração dos turistas”, confirmou. 
 
Ainda durante o encontro com os jornalistas o diplomata referiu que desde a sua permanência em Cabo Verde efectuou visitas em algumas ilhas onde manteve encontros com políticos e representantes de todos os sectores do país e com a comunidade chinesa em Cabo Verde, com a finalidade de constatar a integração do povo chines e a “boa relação” de cooperação entre os dois povos.

“O governo cabo-verdiano tem reconhecido e elogiado muito as contribuições da comunidade chinesa para o desenvolvimento da sociedade e por outro lado os nossos compatriotas chineses também agradecem muito ao governo cabo-verdiano pela ajuda, pela oferta de um ambiente muito conveniente e seguro para a vida e para os negócios”, frisou Xu Jie.

A intenção, referiu, é manter essa assistência entre os dois povos, estimulando-os a contribuírem para o desenvolvimento socio-económico de Cabo Verde e da China.

“São povos que se esforçam muito para a contribuição e desenvolvimento da sociedade e também estão a ajudar o intercâmbio e a cooperação entre os países para aprofundar a amizade entre os povos”, finalizou.

O embaixador da China, Xu Jie, abordou estes pontos à margem da apresentação das últimas sessões da Assembleia Popular Nacional da China, a Conferência Consultiva do Povo Chinês e a cooperação China-Cabo Verde.

Este ano marca o septuagésimo aniversário da Assembleia Popular Nacional e o septuagésimo-quinto aniversário da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

OS/JMV
Inforpress/fim

Ler mais

Mais de 32.500 mortos e 75.000 feridos após 175 dias de guerra na Faixa de Gaza

Jerusalém, 29 Mar (Inforpress) - O Ministério da Saúde da Gaza e o exército israelita atualizaram hoje para mais de 32.500 mortos e 75.000 feridos o número de vítimas após 175 dias de guerra na Faixa de Gaza.

Este número de mortos não inclui os mais de 8.000 corpos que as autoridades locais estimam estarem ainda sob os escombros, uma vez que as equipas de ambulâncias e de defesa civil não conseguem chegar até eles.

"A ocupação israelita cometeu sete massacres contra famílias na Faixa de Gaza, causando 71 mártires e 112 feridos durante as últimas 24 horas", afirmou hoje o porta-voz da saúde de Gaza em comunicado.

No último dia, dezenas de civis palestinianos foram mortos ou feridos numa série de ataques aéreos israelitas em várias zonas do enclave, informaram hoje fontes palestinianas e médicas locais.

O cerco militar ao hospital Shifa, no norte da cidade de Gaza, continua pelo décimo segundo dia consecutivo e, nas últimas 24 horas, as tropas israelitas terão matado membros das milícias na zona e localizado "armas e infraestruturas terroristas", segundo um comunicado militar citado pela agência EFE.

As imediações do hospital, no bairro de Al Rimal, têm sido bombardeadas nos últimos dias e as zonas residenciais reduzidas a escombros, segundo o Governo do Hamas.

Aviões de guerra israelitas bombardearam na noite de quinta-feira edifícios residenciais nas proximidades da Torre al-Wehda, no bairro de Nasr, na zona ocidental da cidade de Gaza, e no bairro de Tel al-Hawa, a sul da cidade, "causando mortos e feridos", informou, por seu turno, a agência noticiosa palestiniana Wafa.

"As forças de ocupação israelitas também atacaram um grupo de civis a sul do campo de refugiados de al Shati, na cidade de Gaza, causando vários feridos", acrescentou.

Já um porta-voz militar israelita confirmou, na quinta-feira, que desde o início do último ataque a Al Shifa, a 18 de março, cerca de 200 milicianos foram mortos, enquanto cerca de mil pessoas foram detidas, incluindo 513 ligadas ao "Hamas ou à Jihad Islâmica Palestiniana".

No Sul, em Khan Younis, onde Israel iniciou uma invasão terrestre em dezembro de 2023, pelo menos 12 civis foram mortos quando os caças israelitas atacaram uma casa pertencente à família Muammar, informou o Ministério da Saúde de Gaza.

No centro do enclave palestiniano, o exército de Israel informou hoje ter matado um número desconhecido de milicianos e encontrado "numerosos rockets" que foram destruídos. Além disso, os caças eliminaram "uma célula terrorista num complexo próximo", acrescentou.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens