Cidade da Praia, 08 Mar (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, enviou hoje uma mensagem de reconhecimento e gratidão relativamente àquilo que as mulheres representam no desenvolvimento das nações, particularizando o caso de Cabo Verde.
O chefe do Governo, que falava aos jornalistas na cidade da Praia por ocasião deste Dia Internacional das Mulheres, que se comemora hoje 08 de Março, descreveu a mulher como símbolo de resiliência, de capacidade de superação, mas também de um forte compromisso a nível das famílias, da acção social e em profissões diversas onde estão envolvidas e inseridas, representando muito relativamente àquilo que é o desenvolvimento dos países.
“No caso de Cabo Verde isto é uma realidade”, prosseguiu o primeiro-ministro, completando que também este momento de comemoração representa um reconhecimento de que há caminhos a percorrer na igualdade e equidade do género, no empoderamento, numa maior inclusão e no combate à pobreza.
“Nós temos a constatação e evidência de que a pobreza tem cara feminina, a maior parte das pessoas em situação de pobreza são mulheres e muitas delas são mulheres chefes-de-família, isto reforça este compromisso com o objectivo da erradicação da pobreza extrema e também com a redução da pobreza absoluta”, continuou.
O Governo, disse Ulisses Correia e Silva, quer reconhecer também, por outro lado, tudo aquilo que tem sido o “grande desempenho” de mulheres em diversas áreas profissionais onde estão envolvidas.
“Médicas, enfermeiras, pessoas ligadas à política, peixeiras, agricultoras, pessoas que fazem o seu dia a dia, é um grande dia e parabéns para todas”, finalizou.
As Nações Unidas, no âmbito da Década das Mulheres (1970), designaram o ano de 1975 como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de Março como o Dia Internacional das Mulheres.
A adoção deste dia teve como objectivo lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, independentemente da nacionalidade, pertença étnica, convicções políticas e religiosas, situação económica, entre outras especificidades.
GSF/ZS
Inforpress/Fim